Final Fantasy VII Remake Demo – Review

Final Fantasy VII foi um marco na transição de jogos 2D para o 3D poligonal, e um dos favoritos para muitos fãs da franquia. e depois de 5 anos após o anúncio na E3 de 2015, Final Fantasy VII Remake será lançado para Playstation 4 em Abril de 2020. Nesse momento (Março de 2020) a Square-enix liberou uma Demo com os primeiros minutos do jogo na PSN, despertando a nostalgia e a empolgação de muitos que jogaram o clássico.

A logo sofreu um redesign muito bem trabalhado. Cadê nosso Final Fantasy 9 Remake, Tetsuya Nomura?

Tivemos a oportunidade de jogar a Demo de evento na BGS 2019. A experiência foi bem curta pois foi feita pra ser rotativa no evento, onde havia um corredor com algumas batalhas simples para ensinar o jogador e uma Boss Battle com o Tanque Escorpião, durando no máximo 5 minutos com a dificuldade provavelmente travada no modo fácil. Minha sensação na BGS foi de total êxtase e empolgação. Agora com a nova demo disponível, a experiência é maior, mais balanceada e entrega mais do que podemos esperar do Remake final.

Torcendo para que os produtores mudem o destino terrível da Aerith nesse remake.

A demo começa com a abertura do jogo, mostrando a cidade de Midgard, Aerith e o trem onde se encontram Cloud, Barret e outros membros da Avalanche. As batalhas no início da invasão ao reator Mako são um grande tutorial ensinando a nova forma de combate direto, com ações rápidas, combos, defesa em momentos corretos e uma introdução que era quase imperceptível na demo de evento, a ATB, uma barra de ação que enche conforme você acerta golpes simples nos inimigos, essa barra é utilizada para usar itens, magias, e golpes especiais. Nessa demo, o combate está balanceado e desafiante, e é necessário em alguns momentos decidir se irá usar a ATB para curar seus personagens ou arriscar continuar com dano e emendar um combo especial.

Isso me faz acreditar que, apesar de todos já saberem a história do jogo, a Square-enix irá fazer a morte da Aerith pesada para o jogador não só pela história, mas pela mecânica também, já que ela é uma personagem completa para suporte, perfeita para usar a ATB para curar os aliados enquanto os outros personagens concentrem todos seus esforços nos combos e golpes especiais, sendo assim a morte dela irá realmente fazer falta para o time, pois sem ela o jogador terá batalhas mais desafiantes alternando entre combo e cura e tendo que balancear bem os personagens do time.

Entre as novas mecânicas, as mais importantes ou notáveis:

Caixas Shinra

É possível encontrar caixas com o logotipo da Shinra espalhadas pelo cenário. Ao quebrá-las, você pode encontrar itens e fragmentos de cristais de mako, que restauram uma pequena porção MP.

Nesta demo, eu encontrei uma Medalha Moogle, mas o propósito dela não é claro na Demo e ninguém ainda descobriu o seu propósito na Internet.

Pressão / Atordoamento

Ao causar dano a qualquer inimigo, você consegue visualizar sua barra de HP e abaixo dela uma barra amarela que é a quantidade de “pressão” que você causa no inimigo. Ao utilizar certas habilidades ou ao apenas causar dano normal, essa barra vai se acumulando e quando ela enche, o inimigo entra em estado de “Atordoamento“, onde o inimigo fica imóvel por alguns segundos (o tempo varia com o inimigo) e nesse estado ele recebe mais dano que o normal.

ATB

O ATB é bem conhecido para quem joga a série Final Fantasy. É uma barra que se enche sozinha e dita quando é possível um personagem tomar uma ação. Na teoria, quanto mais rápido é o personagem, mais rápido enche sua ATB e mais ações ele pode fazer.

Aqui no Remake, foram feitas algumas adaptações. Na Demo o Cloud possui sua ATB quebrada em 2, e uma de suas habilidades consome duas ATBs e outra consome apenas uma. Utilizar magias e itens consome uma ATB e seus ataques físicos não consomem, pelo contrário, preenchem sua ATB.

Modo Soldado / Modo Justiceiro

No Remake, quando você controla Cloud, é possível alternar entre 2 modos, o Modo Soldado e o Modo Justiceiro.

No Modo Soldado, Cloud é mais ágil, causa menos dano e consegue se esquivar rapidamente dos ataques inimigos.

No Modo Justiceiro, Cloud fica mais agressivo, usando golpes lentos porém mais letais. Recomendamos esse modo ao atacar um inimigo atordoado.

Troca de Personagem

Apertar ← ou → troca entre os personagens na batalha. Na Demo você joga com Cloud e mais tarde Barret se junta a você. Agora as habilidades particulares de cada personagem contem. Barret é importante na Demo para atingir inimigos a longa distância, e durante a Boss Battle, ele consegue mirar diretamente no gerador de escudo do Tanque Escorpião.

Correr

Uma função simples, mas importante.

Um detalhe, segurar o botão de correr (R2) permite você subir e descer as escadas rapidamente. Infelizmente, o Aladofs não sabia disso quando jogou e perdeu muito tempo da bomba nas longas escadas do reator.

A Demo finaliza logo após a explosão do reator Mako, contendo algumas cenas a mais do que no jogo original, como o ponto de vista do diretor da Shinra durante a invasão, e uma grande diferença em relação ao original onde é possível ver que a explosão do Reator Mako não foi causada pela bomba plantada pelo grupo Avalanche e sim pela própria Shinra. Após a explosão, a demo finaliza com uma CGI promocional apresentando personagens, cenas de batalha e inimigos para no fim levar a uma tela de compra para a versão digital do jogo.

É tanta qualidade e preocupação com detalhes, que agora dá pra ver que o Barret tem peito peludo. *suspiros*

Essa demo não me deixou só empolgado, mas ansioso pelo que está por vir, os gráficos estão lindos, representando muito mais o conceito original dos personagens que não podiam ser empregadas o tempo todo na primeira versão do jogo, a ação está fluida e imersiva, os comandos são fáceis de aprender e as batalhas estão desafiadoras, utilizando os cenários como interação e dando destaque aos personagens com ações de longo e curto alcance, obrigada gando o jogador a jogar com vários personagens e utilizando ao máximo as habilidades especiais de cada um.

Nessa demo podemos perceber que a Square-Enix vai utilizar esse remake não apenas para mostrar gráficos bonitos, mas possivelmente para aumentar a história do jogo, que conta com vários furos de roteiro e apêndices, que sofreram remendos no decorrer dos anos como por exemplo Crisis Core, Before Crisis, Dirge of Cerberus e Advent Children. 

Detalhe: se você completar a Demo selecionando 20 minutos no timer da bomba ao invés de 30, você vê uma rápida cena com Sephirot no filme final da Demo. Seria isso um “final secreto” da Demo?

Onde Encontrar?
PSN / PS4

Tamanho do Download
~7GB

Tempo de Gameplay
45 minutos. Depende da dificuldade selecionada e sua vontade de sair fuçando tudo